quarta-feira, 12 de abril de 2017

Porcelanato

Porcelanatos

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pelo seu modo de produção, ele pode ser usado tanto interna quanto externamente. Alguns são adequados para áreas de alto tráfego enquanto outros são usados em lojas, escritórios e residências. São muito versáteis e podem inclusive revestir bancadas de banheiros e cozinhas por exemplo.  


Resultado de imagem para porcelanato em ambientes
Suas características principais são: uniformidade de coloração, alta resistência à abrasão física e química, massa homogênea e podem ser classificados como Toda Massa (ou Porcelanato Técnico) e Esmaltado.
Imagem relacionada

Execução:

·         Verifique se o ambiente onde será assentado o porcelanato está no esquadro, ou seja, se as paredes estão paralelas e os encontros estão formando um ângulo de 90° (ângulo reto). Para ambientes onde as paredes não estão no esquadro, desalinhadas, você deve procurar um esquadro onde terá a menor quantidade de recortes.
·         Abra um pacote de Argamassa para Porcelanato em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem bolinhas de massa. 
·         Inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm.
·         Passe a desempenadeira com o lado dentado na argamassa, formando sulcos paralelos;
·         Retirar excesso: o excesso de argamassa que sobe pelas juntas das peças com uma espátula;
·         Limpe a superfície das peças cerâmicas com um pano úmido ou estopa , ou então com uma esponja, até remover todo o resíduo de argamassa;
·         O rejunte deve ser feito com Rejunte para Porcelanato ou Rejunte Epóxi, que garante um acabamento liso e resistente.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ladrilho_hidr%C3%A1ulico

Gesso acartonado

O gesso acartonado é uma placa produzida a partir do gesso e do papel cartão. Possui resistência à compressão e à maleabilidade, oferecendo, também, praticidade, rapidez e versatilidade na elaboração e execução dos projetos, assim como proporciona poucos resíduos ao final da instalação.
Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento.
Resultado de imagem para gesso acartonado

Onde pode ser Utilizado?

O gesso acartonado vem sendo muito utilizado pelos profissionais da engenharia, arquitetura e interiores. Conheça os usos mais comuns:
  • Como parede, substituindo as de alvenaria.
  • Criação de divisórias
  • Criação de painéis
  • Execução de projetos de forro (teto rebaixado e sancas), que consequentemente estão ligados à execução de projetos luminotécnicos. Veja também: Iluminação
  • Fabricação de móveis
Além de todas estas formas de utilização, o gesso acartonado também permite receber pregos e parafusos, podendo ser cortado, inclusive em formas curvas. (Saiba mais sobre gesso acartonado e suas diferentes possibilidades de uso - paredes, forros e móveis lendo: Gesso Acartonado - Resistência Mecânica

Vantagens

O gesso acartonado traz muitas vantagens tanto para construir, reformar, como para decorar:
Obra
  • Em alguns casos é possível reduzir o custo da obra ao utilizar o gesso acartonado
  • É um material leve, rápido e fácil de ser instalado
  • Adaptável a diversos tipos estrutura: aço, concreto ou madeira
  • Permite a redução de cargas nas fundações e estruturas: quando utilizado como paredes e forros
 Instalação
  • Permite instalações elétricas, hidráulicas e de telefone no interior das paredes
  • Permite que o interior das paredesreceba isolantes térmicos e acústicos. Veja também: Vidro: Isolante Termo-Acústico
  • Permite instalar televisores, prateleiras e outros objetos em sua superfície, leia mais: Gesso Acartonado: Resistência Mecânica
Acabamento
  • Possibilita a criação e execução de projetos ousados
  • Aceita sobre sua superfície outros materiais de revestimento: cerâmica, pastilha de vidro, papel de parede, tecidos, tinta acrílica, tinta PVA e texturas
Desempenho
  • Elevada resistência ao fogo
  • Apresenta bom desempenho térmico e acústico (equivalente ao de uma parede de alvenaria de meio tijolo)

Modelos e Medidas

É possível encontrar placas de gesso acartonado em diferentes tamanhos e espessuras, que atendem às diferentes necessidades de uso. As medidas podem variar conforme o fabricante, portanto, as medidas aqui apresentadas são uma média dos produtos que estão no mercado.

Medidas
  • Espessuras: 10 mm, 13 mm, 15mm e 18 mm
  • Largura: 60 cm e 120 cm
  • Comprimento: 200 cm,  240 cm,  250 cm,  280 cm e  300 cm

Escolha o modelo conforme a necessidade de uso
  • Chapa  Standard - ST  (cor cinza) = para uso geral, utilizada em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas. (Indicada para ambientes internos, não deve ficar exposta ao relento e ação do tempo).
  • Chapa Resistente à Umidade - RU (cor verde) = utilizada em áreas molhadas, como: banheiros, cozinhas, áreas de serviços e lavanderias. (As chapas de gesso apresentam silicone na composição, o que trará maior resistência à umidade. Mas as chapas não podem entrar em contato com a água, pois infiltrações danificarão o gesso).
  • Chapa Resistente ao Fogo - RF (cor rosa) = utilizada em saídas de emergência e em áreas enclausuradas, como: escadas e corredores. (O gesso é um material que naturalmente resiste ao fogo e para garantir mais eficiência, as chapas RF apresentam na composição retardantes de chama).
  • Chapa para Áreas ExternasChapa Cimentícia = conhecida como Drywall Externo. (A junção das placas deve ser feita com material compatível, isto é, que seja resistente à umidade e à chuva. Desta forma, nunca utilizar juntas de uso interno para áreas externas).
  • Chapa de Alta Dureza
  • Chapa Flexível - para obter superfícies curvas
  • Chapa Perfurada - para absorção acústica
 

Gesso moldado

Também conhecido como drywall, que significa em português "parede seca", é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de placas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. As paredes neste sistema são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas comentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas). O método é muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso dry wall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.
A montagem do sistema dry wall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura. Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de dry wall mais simples, equivalente a 1 metro quadrado (W-111 que corresponde a uma linha de perfil e uma chapa de cada lado) pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria, consegue-se com a utilização deste sistema uma redução no custo das fundações e estruturas da edificação.
Imagem relacionada
Resultado de imagem para gesso moldado o que é

terça-feira, 11 de abril de 2017

Metais para banheira

Resultado de imagem para registro de banheira

As barras de apoio auxiliam na locomoção, acessibilidade e mobilidade de idosos, deficientes físicos ou pessoas que estão passando por reabilitação ou possuem dificuldades na hora de se locomover. Possibilitam ao usuário maior independência. As barras de apoio podem ser colocadas em banheiros, corredores, camas, entre outros.

Resultado de imagem para barras de apoio na banheira

Torneiras e Misturadores


Torneiras:

Torneiras de parede e torneiras de bancada: diferem entre si pelo local onde são fixadas. As torneiras instaladas na parede ficam com o sifão embutido, liberando espaço no gabinete sob a pia. Por outro lado, o fato de ser embutido faz com que a manutenção seja mais complicada, pois em caso de vazamento é preciso quebrar a parede para consertar. O importante é lembrar que a escolha entre as torneiras de parede ou de bancada deverá ser feita antes da execução dos pontos de hidráulica, já que as alturas são diferentes nas duas situações.

Misturador de parede:                                    Misturador de bancada:    
Resultado de imagem para torneiras de parede

Misturadores:

Em hidráulica, um misturador é um dispositivo capaz de regular o fluxo de água quente e fria, a fim de obter uma determinada temperatura desejada.
Misturador de Parede:                                                  Misturador de bancada:
Resultado de imagem para misturador de paredeResultado de imagem para misturador de bancada





Fonte:http://dicasdearquitetura.com.br/tipos-e-modelos-de-torneiras/

Ducha higienica

Resultado de imagem para ducha higienica o que é]
Na verdade, não é preciso ser nenhum gênio para entender porque os bidês realmente sumiram de nossas casas: elas diminuíram e junto com elas nossos banheiros. Com esses banheiros pequenos de hoje em dia, onde a gente ia colocar o bidê, não é mesmo? Simplesmente não há espaço. Assim, a ducha higiênica nem precisou fazer esforço para ganhar nossas casas e nossa preferência. Afinal de contas, ela ganha do bidê nos quesitos praticidade, espaço ocupado e preço. Pois é, enquanto um bidê custa, em média, R$400,00, um ducha higiênica custa, em média, R$130,00.
2-banheiro-com-bidê
Na maior parte dos bidês você pode ficar de frente para os registros de controle de água, ou de costas, vai depender. É claro que é mais fácil controlar o fluxo e temperatura da água se você estiver de frente para os registros, mas se você estiver usando calças, por exemplo, já fica mais chato de usar, a não ser que você as tire ou sente de costas. Há muitos estilos de bidê, então a posição dos jatos e a parte do corpo que quiser limpar podem ditar para qual lado você deve se sentar.
3-banheiro-com-ducha higiênica
Vale lembrar que o bidê precisa de pelo menos 20cm de espaço livre de cada lado dele para que o usuário consiga utilizá-lo sentado de frente. Cabe dizer também que o bidê é uma peça que deve ser utilizada somente em residências ou banheiros particulares, uma vez que o seu uso requer muita higiene de seu usuário. Afinal de contas, a saída de água em forma de fonte faz com que o líquido, após atingir a área a ser higienizada, retorne ao ponto de saída. Logo se outra pessoa for utilizar a peça e esta não tiver sido bem higienizada previamente… Não preciso continuar, né? A maioria dos bidês tem o chuveirinho de alta pressão e os jatos laterais de pouca pressão. Esses jatos laterais servem para a higienização do bidê.
4-banheiro-com-bidê
Tendo dito isso, há ainda quem prefira utilizar mesmo o bidê, e sejamos justos ele é muito mais útil do que a ducha higiênica no caso de pessoas com mobilidade reduzida, tais como os idosos, deficientes físicos ou pessoas doentes, que podem usar um bidê para se manterem asseados, enquanto uma banheira, chuveiro ou até a ducha higiênica podem ser desconfortáveis ou até perigosos.
5-banheiro-com-bidê
Finalmente, se você tem um banheiro um pouco maior e tem espaço para um bidê, ele pode dar um up na decoração do seu banheiro.
6-banheiro-com-ducha higiênica


Banheiras

Banheira Vitoriana

A banheira vitoriana é o modelo mais antigo e clássico que foi recebendo atualizações ao longo do tempo. Sendo feita de ferro ou materiais mais modernos, como o Quarrycast, este tipo de banheira possui vários tamanhos e não necessita de muita coisa para sua instalação, visto que é colocada em cima do piso.
Tipos de banheiras - Banheira vitoriana
Tipos de banheiras – Banheira vitoriana (Foto: Divulgação)

Banheira Contemporânea

A banheira contemporânea é uma banheira de formato moderno que pode ser fabricada em ferro fundido ou com novas tecnologias, como o Quarrycast, que oferece mais resistência e vantagens ao produto.
Estas banheiras podem ter inúmeros formatos e acomodar uma ou várias pessoas, podendo ter hidromassagem ou não. A instalação é feita na alvenaria ou diretamente ao solo.
Tipos de banheiras - Banheira contemporânea
Tipos de banheiras – Banheira contemporânea (Foto: Divulgação)

Banheira SPA

Sendo quase uma banheira de hidromassagem, mas para uso coletivo e que pode ser instalada em áreas externas, a banheira SPA pode receber diversas mordomias para você criar um verdadeiro spa em sua casa.
Os tamanhos variam e há muitos acessórios para este tipo de banheira.
Tipos de banheiras - Banheira SPA
Tipos de banheiras – Banheira SPA (Foto: Divulgação)

Banheira de hidromassagem

As famosas banheiras de hidromassagem são bastante conhecidas e proporcionam uma opção de relaxamento com inúmeros jatos que ajudam a massagear o corpo enquanto a pessoa toma seu banho, sendo bom até mesmo para quem artrose, por exemplo.
Os modelos e tamanhos são diversos, assim como os materiais de fabricação podem variar e é importante instalar corretamente para evitar problemas.
Tipos de banheiras - Banheira de hidromassagem
Tipos de banheiras – Banheira de hidromassagem (Foto: Divulgação)

Ofurô

Quem quer relaxar e busca uma solução que também sirva para uma banheira, o ofurô é muito utilizado como técnica de relaxamento japonesa e proporciona diversos benefícios tanto no combate ao stress como também de doenças como artrite e artrose, por exemplo.
Os modelos são variados e podem ser individuais ou coletivos.
Tipos de banheiras - Ofurô
Tipos de banheiras – Ofurô (Foto: Divulgação)

Banheiras em acrílico

Podem ser em diversos estilos, modelos e formatos, sendo que o que difere é o material de fabricação que, neste caso, é o acrílico reforçado. A vantagem do material é que a limpeza é simples e não precisa de produtos fortes de limpeza, sendo que pode limpar sua banheira com sabão neutro e água.
Tipos de banheiras - Banheiras em acrílico
Tipos de banheiras – Banheiras em acrílico (Foto: Divulgação)

Banheiras em fibra

Os modelos de banheiras em fibra e acrílico são bastante parecidos, sendo que a mudança está no material de fabricação utilizado neste tipo de banheira que é chamado de “gel coat” (gel de revestimento).
É uma opção mais barata e possui diversos formatos, tamanhos e preços, tendo uma manutenção bastante simples, se bem cuidada, já que o material pode ser danificado, assim como outros produtos feitos de fibra de vidro.
Tipos de banheiras - Banheiras em fibra
Tipos de banheiras – Banheiras em fibra 9 Foto: Divulgação)
E então, depois de conhecer todos os tipos de banheiras, já sabe qual vai ser a sua? Lembre-se que é preciso considerar o que uma boa ser melhor que a outra, mas também o que você necessita para sua casa, além do espaço disponível para instalação do produto.

Pias

Cubas de embutir   
Normalmente, são as cubas mais utilizadas. Contém um design simples e é uma boa opção para quem tem o orçamento apertado. São fixadas abaixo das bordas do tampo e a bancada terá que ser larga o suficiente para comportá-la – lembre-se então, do tamanho do seu banheiro, se o tamanho da bancada não irá afetar na circulação. Caso pense que seu banheiro irá ficar completamente sem graça com esta louça, opte por dar vida no acabamento do banheiro, como por exemplo, usar pastilha de vidro, porcelanato, uma bancada com um ótimo material, e por aí vai. Outro ponto positivo desta cuba, é que é de fácil manutenção e limpeza, ou seja, não terá problemas com a mesma. Veja as imagens:
cubadeembutir
cubadeembutir2
Cubas de apoio
Ficam totalmente em cima da bancada e são mais utilizadas atualmente, em lavabos. E por serem cubas grandes, a bancada deverá ser mais baixa que o normal, assim ninguém terá dificuldades em lavar as mãos. É o tipo preferido de muitos designers de interiores e arquitetos, já que há grandes variedades de modelos, com designs maravilhosos e únicos, além do “ar moderno” que a peça transmite. Veja as imagens:
cubadeapoio2
cubadeapoio
Cubas de semi-encaixe
São as cubas ideais para espaços pequenos, afinal, possibilita o uso de uma bancada mais estreita. Esta cuba, com toda a certeza, dará aquele toque especial em seu banheiro, e fica ainda mais incrível, quando utilizado também uma bancada de madeira. Dando aquele efeito rústico moderninho maravilhoso! Veja as imagens:

cubadesemiencaixe
cubadesemiencaixe2
Cubas de sobrepor
São modelos que contém a borda de apoio acima do tampo. São menos profundas do que as de embutir, ocupando menos espaço inferior, porém a bancada deverá ser maior que a própria cuba – ou seja, caso tenha um banheiro pequeno, esta não seria uma boa opção. É ideal para quem não gosta muito de peças ousadas como no caso das cubas de apoio e da simplicidade das cubas de embutir. Veja as imagens:
cubadesobrepor2
cubadesobrepor
Cubas esculpidas
As cubas esculpidas são peças contemporâneas e bem sofisticadas, o seu banheiro irá ficar com outro visual. A peça fala por si só, então caso opte pela mesma, não irá ser necessário colocar mais enfeites. Porém, há dois problemas: alto custo e manutenção. Caso for comprar, pense nas futuras manutenções com a louça e peça as instruções necessárias ao vendedor. E nunca se esqueça de ver se seu orçamento é compatível com este tipo de cuba, caso contrário, você certamente terá que cortar alguns gastos com outro tipo de material, como os revestimentos da parede, por exemplo. Veja as imagens:

cubaesculpida
cubaesculpida2

Pia de cozinha
  • Pontos  importantes antes de instalar
  • Três pontos  principais antes de comprar
  1. Tipo de Instalação
  2. Configurações
  3. Materiais
Saiba como,  logo abaixo.
Pontos  importantes antes de instalar :
A pia da cozinha é uma das parte mais importante da cozinha, por isso precisa ser funcional e atraente. A pia de cozinha pode ser cortada de forma a acomodar a instalação de cubas, fogões e cooktops, além de acessórios integrados como tábuas para corte e escorredores.
Por isso, antes da instalação verifique os seguintes pontos:
Altura: varia entre 90 e 110 cm dependendo da altura de quem for utilizá-la.
Altura da Pessoa (cm) Altura do Balcão (cm)
1,50 – 1,60
1,60 – 1,70
1,70 – 1,80
1,80 – 1,90
78 – 90
83 – 95
90 – 103
95 – 110
Comprimento: Não deve ultrapassar 3 metros, para evita deformação ou rachaduras dependendo do material.
Profundidade: A medida mínima recomendada é de 60 centímetros, pois devido à furação da cuba a pia pode sofrer rachaduras e também deixaria de ser funcional.
Borda: São as extremidades da pia, há diversos acabamentos com a preferência de cada um.
Frontão: é uma peça integrada a pia e em contato com a parede, o que impede que líquidos derramados sobre a pia entre em contato com a parede.

Três pontos  principais antes de comprar :
    Tipo de Instalação
Existem três tipos principais de instalação :
  • Cuba de Embutir – A cuba é instalada embaixo da furação do balcão, que deve ser cortada previamente na medida da cuba. Geralmente o balcão é feito em mármore ou granito.
  • Resultado de imagem para cuba de embutir cozinha Resultado de imagem para cuba de embutir cozinha
  • Cuba de Sobrepor  – A cuba é instalada sobre a furação do balcão. A abertura da bancada deve ser menor que a pia para que haja uma sobreposição.
  • Resultado de imagem para cuba de sobrepor cozinha
  • Integrado – É uma pia com  balcão e cuba integrado,  é moldada direita na superfície da bancada.
  • Resultado de imagem para cuba integrada cozinha
Configurações
Ao fazer sua escolha , tenha em mente o tamanho do gabinete e a abertura existente. Além disso, escolha uma torneira que lhe garanta trabalhar com a pia que você escolher.
Tamanho – O armário da pia vai determinar o tamanho máximo de sua pia.
Número de cubas  – Há , bacia simples, duplas e triplas, disponíveis para escolher . Enquanto que as simples são as mais usuais, as cubas duplas ou triplo oferem maior comodidade, porém são mais caras.
 Profundidade da cuba – a profundidade depende da preferência pessoal e das atividades típicas da cozinha, podem varia de 10cm até 18 cm. Porém, quanto mais funda a cuba, menos água será espirada na hora de lavar as louças e também oferece maior espaço para as louças.
Materiais
Existem diversas tipos de materiais e pedras que são utilizados, mas os quatro principais materiais são:
  • Aço inoxidável – aço inoxidável oferece uma opção rentável, fácil de cuidar e limpar. Porém oferece poucas opções de configuração (tamanho da cuba, comprimento, etc).
  • Mármore as características são quase semelhante ao granito, mas é um pouco mais caro e precisa ser selados anualmente.
  • Granito . Oferecem maior durabilidade,  não é fácil de rachar, é resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural.
  • Granito Sintético – pias Eles são duráveis ​​, resistentes a manchas , fácil de limpar e disponíveis numa gama de cores, porém podem ser danificadas pelo calor (ex: panela quente) e são mais suscetíveis as intempéries.