terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Carpete

Os carpetes eram muito usados antigamente em apartamentos de todos os estilos, decorando não só dormitórios, como também salas de estar, salas de TV e etc. Hoje com o carpete de madeira, porcelanato e diversas outras opções, ele tem sido deixado completamente de lado. E a explicação para isso pode vir de vários motivos, como as alergias cada vez mais comuns ou até mesmo a moda, que acaba influenciando o gosto das pessoas.
Feito de vários materiais como lã, nylon e polyester ele tem como grande vantagem o conforto térmico e acústico. Nada vai te deixar tão quentinha no inverno quanto sair da cama e colocar os pés descalços em um carpete fofinho. Fora que ele é “anti-tombos”: com várias cerdas, o carpete faz com que você não escorregue e transforma qualquer acidente em uma queda muito menos perigosa graças ao acolchoado do piso.

Além disso, ele é à prova de barulhos, coisa que um piso de madeira não é. O impacto dos sapatos em um piso de carpete é completamente absorvido, assim como outros ruídos da casa que não ecoam por ele. Um baita conforto acústico para a casa inteira:
Por outro lado, ele é bem mais difícil de limpar do que um porcelanato ou um piso de madeira, onde um pano úmido já é suficiente para deixar tudo ok. Apesar dos vendedores afirmarem que ele é prático na hora da limpeza, tanto para varrer quanto para aspirar e passar pano, ele dificilmente vai ter a mesma praticidade de um carpete de madeira. Fora que em um ambiente quente e úmido, é fácil fácil de juntar mofo, mau cheiro e sujeira.  Outro ponto negativo é que ele fica marcado com o peso dos móveis. Isso quer dizer que, se um dia você mudar de ideia e resolver migrar móveis daqui pra lá, vai ter que lidar com uns amassados no carpete. Uma desvantagem bem grande pra gente, que ama mudar a decoração.


É verdade que algumas de suas desvantagens podem ser contornadas com a escolha de carpetes com cerdas menores para não marcar tanto e de cores mais claras, para não deixar as sujeiras tão visíveis. Mas no final das contas, o que manda mesmo é o nosso gosto pessoal, né não? Se você gosta e se compromete a cuidar da manutenção do seu carpete direitinho, tem mais é que ir fundo na ideia da casa dos sonhos. Se você é contra, tapetes em um piso de madeira podem oferecer o mesmo conforto térmico que um carpete.

Abaixo um video da aplicação do carpete:



Nenhum comentário:

Postar um comentário