Tintas
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de
produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó)
que, após aplicação sob a forma de uma fina camada, a um substrato se
converte num filme sólido. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objetos ou superfícies.

Tipos de tintas:
Tinta a óleo: As tintas brancas deste tipo continham corno pigmento compostos de chumbo. Hoje em dia, porém, estas tintas são quase sempre preparadas à base de dióxido de titânio, pelo que deixaram de ser tóxicas. São diluídas em aguarrás ou outro diluente apropriado aconselhado pelo fornecedor. Atualmente, essas tintas s ão designadas genericamente por esmaltes sintéticos.
São aplicadas, geralmente, para proteger a madeira e o ferro: em guarnições e caixões de janelas e portas, em rodapés, etc. No exterior aplique de preferência os tipos brilhantes, j á que é maior a sua durabilidade.
Tinta acrílica: Tipo de tintas muito recente, diluiveis em água. Embora apresentando um brilho inferior ao dos esmaltes, combinam as vantagens deste tipo de tinta resistência à umidade, brilho- e as das tintas plásticas - facilidade de aplicação, cheiro reduzido, secagem rápida, possibilidade de lavar com água o utensílio utilizado.
Aplicadas apenas em pinturas de interiores.
Tinta plástica: Podem ser diluídas em água, o que torna mais fácil a limpeza dos pincéis, trinchas, rolos e locais de trabalho. Graças a recentes progressos, surgiram tintas plásticas co-polímeras, que apresentam uma maior resistência à umidade e à alcalinidade do que as tintas comuns.
São aplicadas em paredes exteriores, interiores e tetos. Não são habitualmente aplicadas em madeira. A qualidade denominada de exterior pode ser aplicada igual mente em interiores.
Tinta texturizada: São baseadas em emulsões. Na sua composição entra uma elevada percentagem de silica. Podem ser diluídas em água e aplicadas a rolo ou a trincha, sendo neste caso passadas posteriormente com escova de bater.
São usadas em interiores e exteriores e aplicadas diretamente a parede, sendo desnecessário o uso de isolante. Dado o seu alto grau de enchimento, aplicam-se numa demão.
Tinta de borracha clorada: Baseadas em resinas de borracha clorada. possuem elevada resistência à alcalinidade e podem ser diluídas em dissolventes aromáticos.
São aplicadas com freqüência sobre paredes de pedra e cimento, principalmente em pinturas exteriores e de piscinas.
Tinta epoxi: Baseadas em resinas de tipo reativo. A base e o endurecedor que as compõem são fornecidos em embalagens separadas, pois, após mistura, possuem um tempo de vida útil limitado, devendo portanto ser misturados no momento da aplicação, A mistura provoca uma reação química que, após aplicação e secagem, origina uma película com características semelhantes às de um material plástico.
Dada a sua grande inércia química, estas tintas são muito utilizadas para pintura em locais sujeitos à ação de produtos químicos agressivos, como acontece, por exemplo, em banheiros, cozinhas, garagens, etc.

Execução:
https://www.youtube.com/watch?v=YF3cr9TsiSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário