terça-feira, 21 de março de 2017

Sancas de gesso e rebaixos

O Drywall (gesso acartonado) é mais prático e rápido na hora de montar, aguenta mais peso do que as placas de gesso, não tem perigo de trincar e não amarela, pode ser usado em áreas úmidas como banheiro (nesse caso o drywall tem que ser a chapa verde), se precisar de alguma manutenção ou instalação de pontos elétricos e hidráulicos o drywall é bem mais prático, é mais resistente a mofo e permite isolamento acústico e térmico. Logo se vê que ele é a melhor opção para rebaixar o teto. Pode ser mais caro que o gesso mas compensa pelas suas vantagens.

Sanca Fechada: A única diferença da sanca fechada para aberta é que não tem o vão entre teto e gesso, sendo assim, não tem luz indireta, só direta. Pode ter ou não, moldura.


Sanca Invertida Aberta: Esse tipo de sanca invertida tem a iluminação voltada para fora, em direção a parede, diferente das que vimos que são voltadas para dentro, iluminando o teto. A sanca invertida aberta é composta de luz indireta.

Sanca Invertida Fechada: Igual a sanca invertida aberta, que é voltada para a parede, porém, não possui luz indireta e sim, luz direta através de spots, como se fosse a sanca dupla fechada.

Forro de gesso acartonado/drywall


O forro de drywall, conhecido popularmente como gesso acartonado, chegou a cerca de 20 anos aqui no Brasil, é muito usado nas paredes e forros de grandes construções como shoppings. O sistema drywall consiste em placas de gesso revestidas com papel cartão em ambos os lados, normalmente medem 1,20 x 1,80 por 1,25 cm de espessura, as placas são parafusadas em uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado. O tratamento das juntas se dá com fita de papel micro-perfurada e massa especial para drywall.

gesso ou drywall

O gesso acartonado vem sendo muito utilizado pelos profissionais da engenharia, arquitetura e interiores. Os usos mais comuns:
  • Como parede, substituindo as de alvenaria. 
  • Criação de divisórias
  • Criação de painéis
  • Execução de projetos de forro (teto rebaixado e sancas), que consequentemente estão ligados à execução de projetos luminotécnicos.
  • Fabricação de móveis.
Além de todas estas formas de utilização, o gesso acartonado também permite receber pregos e parafusos, podendo ser cortado, inclusive em formas curvas. 

Características:

Instalação mais rápida e limpa; Pode ser usado em grandes áreas; Fácil manutenção; Material segue normas técnicas; rapidez na secagem podendo ser instalado em um dia e pintado no dia seguinte; Dificilmente trinca.
Mais sensível a umidade; Não aceita detalhes com molduras decoradas; Se não for bem acabado pode soltar ou marcar as fitas das emendas depois de pintado;

Execução:

https://www.youtube.com/watch?v=sjTxpZgoBI0

Forro em placas de gesso


Esse tipo é o mais conhecido e, normalmente, é bem mais barato que o forro de gesso acartonado. Ele é feito com placas de gesso encaixadas, de forma que precisa ser instalado por profissionais realmente qualificados para que se obtenha um alinhamento perfeito.
Contudo, o que algumas pessoas não gostam neste tipo de forro é que ele demanda mais trabalho na colocação e faz bastante sujeira até ficar pronto. Ele também é um pouco mais pesado que o forro de drywall, pois a dimensão das placas é menor, precisando de mais arames para sua sustentação. Por outro lado, pelo custo/benefício do material, o forro em placas é uma ótima opção para ser colocado em ambientes não tão grandes, onde o risco de dilatação é menor e onde ele não ficará tão pesado.

Resultado de imagem para forro em placas de gesso

Resultado de imagem para forro em placas de gesso

Forro modular

É ideal para o acabamento impecável de seu ambiente com qualidade e bom gosto. Muitas empresas estão utilizando o forro modular em suas novas construções ou reformas.

forro modular é versátil, moderno, e traz mais beleza ao ambiente, deixando-o aconchegante e agradável. Com toda essa modernidade que o forro modular nos proporciona, conseguimos embutir as instalações de forma mais “clean”, evitando desperdício de material e também do seu dinheiro. Um quarto ou sala com um forro modular fica inigualável a um comum.

O material do forro modular é leve, bastante resistente, moldável e de longa duração. Não é necessário pintar e as sujeiras e manchas são de fácil remoção. Essas são algumas das grandes vantagens do produto.

Para uma manutenção impecável do forro modular são necessários somente água e detergente. Quem nunca desejou uma limpeza simples, prática e rápida? O forro modular é excelente para essas situações.

forro modular não pega fogo, pois é produzido com um material específico, trazendo maior segurança para seu ambiente. Ele é de fácil remoção para o acesso ao forro de sua casa ou comércio.

forro modular garante ainda uma economia maior e também muita praticidade, podendo trocar apenas uma placa do forro modular, não sendo necessário trocar tudo. Existem duas formas de instalação, inclinado ou na horizontal.
Podem ser utilizados ainda diversos tipos de painéis, variando de acordo com a sua necessidade, podendo ser de isolamento térmico, acústico, bactericida e fungicida (para hospitais, consultórios, casas de idosos ou associações) entre muitos outros.
Se você está procurando maior tranquilidade, segurança, facilidade e sossego, então ligue agora para a Teto Futura e contrate o forro modular perfeito para o seu ambiente. Os melhores forros para o seu teto estão aqui.


Forros-Modulares-5-1



1º Economia a curto prazo

Os forros modulares , são mais econômicos a curto prazo , pois após a montagem não é necessário pintura ou qualquer acabamento diminuindo o custo final da obra , os mesmos já estão prontos.

2º Economia médio prazo

Os forros modulares, são econômicos a médio prazo, pois por inúmeras vezes acima do forro são necessários inspeções periódicas, para eventuais manutenção em parte elétrica, ar condicionado, caixas de som , entre outras. Esse sistema de forro permite a abertura da placa e sua retirada total para trabalho acima do nível do forro.

3º Economia a longo prazo

Os forros modulares, são econômicos a longo prazo, quando utilizado com placas de: lã de vidro, fibra mineral ou lã de rocha os mesmos tem função térmica, tornando uma estabilidade na temperatura do ambiente proporcionando um consumo menor de energia elétrica possibilitando a diminuição do uso de ar condicionado.



Assista o video explicativo abaixo e saiba mais de forro modular


http://www.tetofutura.com.br/forro-modular
http://drywall.arq.br/forros-modulares/

Forro metálico

O forro metálico é muito utilizado em ambientes corporativos como escolas, hospitais, shoppings e escritórios. As placas podem ser confeccionadas em diversos modelos - lisos, colmeia ou grelhas - e tipos de material - como o alumínio, aço inox ou cobre. As placas, apoiadas sobre os perfis e travessas, são de encaixe do tipo macho-e-fêmea e podem ser reinstaladas em outros ambientes, além de facilitar a manutenção elétrica. 

A planta ilustrada é de um escritório com 87,83 m² e pé-direito de 3 m, com 0,30 m de rebaixamento de teto. Primeiro, os reguladores de nível foram fixados no teto por chumbamento a uma distância máxima de 1,25 m entre eles, como apresentado no detalhe 03. Para a colocação dos perfis e travessas, foi previsto um vão de 0,625 m, formando uma malha de apoio com a mesma medida das placas metálicas.

As peças foram encaixadas inteiras nos vãos entre os perfis e travessas. No entanto, é comum haver sobras ou espaços menores e essa diferença pode ser finalizada com acabamento de gesso. Nesse ambiente, o projeto previu acabamento em gesso de 0,60 m em todo o perímetro.





Aeroportos e indústrias costumam ter demandas bastante específicas quanto a materiais arquitetônicos. No caso de forros, os metálicos são uma opção que responde bem a requisitos de durabilidade e praticidade comumente exigidos em projetos para esses espaços. Há alguns anos o Brasil conta com vários fabricantes de forros metálicos, facilitando a especificação e uso do produto.

A definição do modelo de forro metálico mais indicado depende do projeto e das necessidades particulares da edificação, afirma o engenheiro Paschoal Guglielmi, diretor Comercial da Owa. “De modo geral, indústrias ou edifícios que recebem grande fluxo de pessoas devem priorizar produtos de fácil manuseio para que os acessos de manutenção sejam muito rápidos”, indica o engenheiro.
Em aeroportos, informa Mario Orlando Santos, da fabricante Refax, os modelos mais utilizados nas áreas de circulação e halls são os baffles, as colmeias e os forros lineares, em função do melhor desempenho acústico e forte apelo decorativo. Nas áreas administrativas, aparecem com frequência modelos modulates, como o Clip-in e o Tegular, pois facilitam o acesso sobre o forro. “Em indústrias, os modelos lineares são muito aplicados em setores que requerem estanqueidade e higienização, e os modelos modulares nas áreas administrativas”, detalha.
Com relação à matéria-prima, é importante ter em mente que o alumínio é o que apresenta maior resistência à oxidação, sendo por isso o mais indicado para projetos em regiões próximas ao mar. O profissional da Refax explica que o aço zincado e o aluzinc também têm boa resistência, porém, esta é prejudicada quando as chapas são cortadas ou perfuradas, porque a camada de revestimento é rompida gerando pontos de oxidação.





Além de ser usado como um diferencial nas decorações de estilo industrial.


Imagem relacionada



Resultado de imagem para forro metálico na decoração




http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/30/artigo179665-1.aspx
http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/forros-metalicos-oferecem-bom-desempenho-acustico-a-aeroportos-e-industrias_6597_0_1

Forro de Bambu

As treliças de bambu podem ser usadas em fechamentos diversos, forros, revestimentos de parede, divisórias, biombos, pergolados, etc.

As esteiras de bambu são feitas através da ligação das tiras que se obtém do tronco do bambu e foram idealizadas principalmente para forrações de teto, para serem instaladas por cima dos caibros (que geralmente tem espaçamento de 0,5m.) e sob ripamento das telhas/cobertura.

Nos casos de instalações em telhados já concluídos é necessário um estudo de adaptação, geralmente feito com uma moldura para sustentação da placa.

Disponível somente na cor Natural. Contudo, existe sempre a possibilidade de tingir o material para obter uma gama de cores mais diversificada. As treliças aceitam escurecimentos com verniz, stain e tinta.



Forro de bambu Moderno e resistente, ele também aparece como alternativa sustentável – em três anos essa gramínia de crescimento rápido está pronta para o corte. “Por sua estrutura e geometria naturais, o bambu tem um bom nível de isolamento acústico”, conta a designer têxtil Nani Chinellato, de São Paulo, que projetou e instalou o forro do bangalô assinado pelo arquiteto Dado Castello Branco (foto) para a Casa Cor São Paulo 2009. Este modelo trançado sem emendas custa cerca de R$ 400 por m² colocado. Para protegê-lo da umidade, Nani sugere a aplicação de manta impermeável sob o telhado. 
Instalação:
por ser artesanal, a técnica sofre variações. Neste espaço, o bambu-mirim (phyllostachys aurea), ou cana-da-índia, foi preso em baguetes de madeira de 2 x 2 cm com cola quente e arame. Tetos inclinados pedem o travamento das varas a cada 50 cm. O uso de pregos pode causar rachaduras.
Manutenção: bambus autoclavados e queimados em fogo ganham resistência e ficam protegidos de pragas. Esses cuidados simplificam a limpeza com espanador de pó ou pano. Em contato com a umidade, requer a aplicação de seladora ou verniz.
Resultado de imagem para forro bambu


http://casa.abril.com.br/materiais-construcao/como-instalar-e-manter-forros-de-madeira-gesso-bambu-e-pvc/



Forro de fibras

Presentes em edifícios residenciais e comerciais, o forro de fibra mineral é um elemento fibroso, poroso e absorvente, que possui uma atenuação acústica superior a outros tipos de forro, como o de madeira por exemplo, e pode contribuir também para o isolamento do ambiente.

Forro mineral instalado com estrutura metálica e tirantes de arame galvanizado

Instalação: 


Na hora de instalar um forro mineral, um tirante de arame galvanizado é preso na laje, sendo fixado por um suporte que regula o nível. O suporte preso na travessa de perfil principal é alinhado e encaixado nos perfis secundários. Quando terminada a armação dos perfis nas modulações determinadas, são apoiadas as placas. O processo de fixação das placas é semelhante ao de fixação dos forros em gesso acartonado.

https://www.youtube.com/watch?v=hjMu4c9HXJg

Normas Técnicas para Forro mineral

Segundo as normas técnicas, como a NBR 9442/86, o desempenho acústico do material é garantido, além de sua resistência à umidade e ao fogo, suportando a combustibilidade e densidade ótica de fumaça. É possível encontrar no mercado forros minerais resistentes a 90%, 95% ou 100% de umidade relativa do ar. O material, que geralmente é empregado em locais que possuem um sistema de ar-condicionado, não deve ser aplicado diretamente sob o telhado, devendo também ter ventilação. Essas recomendações são para que o material não empene. Os fabricantes também aconselham aplicar um isolante térmico entre telhado e forro.
Os forros minerais também possuem uma ação fungicida, que chegou a altos níveis de desempenho. Atualmente, é possível encontrar forros especiais para hospitais e laboratórios, que possuem um tipo de montagem diferente, com sistemas de vedação feitos de silicone. Alguns fabricantes afirmam que as placas minerais não possuem amianto ou formaldeídos, portanto, não emitem Compostos Orgânicos Voláteis (COVs ) em locais fechados, sendo também biodegradáveis, e superiores ao forro de PVC quando se trata de saúde.A fabricante AMF apresenta uma linha de forro mineral leve, chamada Ventatec. O forro mineral Ventatec exige uma estrutura onde as placas de forro mineral sejam presas, que pode ser em madeira, metal ou qualquer outra matéria-prima aplicável. Os painéis do forro funcionam como painéis de fechamento, e são fixos nessa estrutura de modo que acabam ocultando-a.

Instalação de luminárias de módulos semelhantes aos das placas de forro mineral.

A fibra mineral usada nos forros costuma da linha Ventatec é a  wetfelt produzida na Alemanha pela Knauf AMF, e é feita com uma série de materiais naturais, como lã mineral, compostos minerais, argila, celulose, aditivos e outros materiais orgânicos, criando assim um material essencialmente natural, mas com alto desempenho térmico para o forro. O processo de fabricação é a modelagem meio úmida, com extração da água. Esse método faz com que o produto ganhe rigidez e resistência, fazendo com que o forro garanta o melhor desempenho em todas suas aplicações.

Alguns dos principais benefícios do forro de fibra mineral são:
  • Leveza: o forro mineral é leve, pesando muito menos que um forro de gesso acartonado convencional;
  • Flexibilidade: existem muitas modulações, acabamento e detalhes de bordas de forros minerais;
  • Resistência à umidade: mesmo em ambientes como banheiros ou vestiários,onde a umidade do ar pode alcançar altos índices
  • Desempenho acústico: o desempenho acústico e térmico do forro mineral é excelente;
  • Estabilidade: os forros minerais são isentos de trincas ou de fissuras provocadas por movimentações ou vibrações;
  • Resistência ao fogo: os forros minerais têm bom comportamento frente ao fogo;
  • Ótimo de acabamento: os forros minerais dispensam a pintura ou qualquer outro acabamento;
  • Garantia de qualidade: são confeccionados sob rigorosos controles de qualidade;
  • Minimização de resíduos e desperdícios: possuem sistema de montagem fácil e inteligente;
  • Rápida execução: têm instalação simples e prática;
  • Facilidade para manutenções: o sistema é todo desmontável e remontável, o que permite facilmente executar a manutenção de elementos acima do forro.


Forro com tinta

Imagem relacionada

A tinta mais aconselhável para a pintura do forro, é a tinta impermeabilizante, tento como vantagem,
  • Elimina e evita infiltrações;
  • Forma uma manta impermeável e sem emendas;
  • Solúvel em água (produto ecologicamente correto);
  • Reflete os raios solares diminuindo a temperatura interna;
  • Alta elasticidade e resistência aos raios solares – UV;
  • Possui ótima aderência;
  • Fácil de aplicar.  
Resultado de imagem para como pintar o teto


A cor mais usada é o branco, para dar a sensação de claridade e amplitude.

Imagem relacionada




http://www.eucatex.com.br/pt/tintas/tintas-eucatex/produto?id=47

Forro de madeira

A madeira é um clássico nesse tipo de acabamento, e a instalação pode ser feita de diversas maneiras, como Lambri (tábuas são fixadas internamente nas vigas); posicionadas sobre madeiras externas que ficam aparente, entre outras possibilidades.  

Vantagens

Estética: a beleza que a madeira traz para o ambiente é sem dúvida linda. O material é capaz de valorizar ainda mais o projeto e ainda trazer sensação de aconchego. Uso em ambientes internos e externos: a madeira pode ser usada em diferentes propostas e ambientes que podem ser no interno ou exterior da residência, mas nesse último caso é preciso que a madeira passe por tratamento para ficar mais resistente à exposição ao tempo.

Atemporal: como é um clássico, a madeira é uma excelente proposta para quem busca um projeto atemporal e que fique em harmonia com diferentes propostas decorativas.  

Desvantagens

Preço: o material nobre precisa ser certificado e tudo isso influência no seu preço, que tende a ser mais elevado em comparação a outros tipos de acabamento. Para quem quer o acabamento em madeira, mas não pretende gastar muito, uma solução é usar o acabamento com rispas de pinus, que tem preço bem mais barato que madeiras nobres.

Baixa resistência a umidade: a madeira não tratada tem baixíssima resistência a umidade, e para não enfrentar problemas com bolor na instalação no banheiro ou áreas úmidas, é imprescindível o tratamento do material.

Possibilidade de pragas: a madeira está exposta  a possibilidade de infestações de pragas, como cupim, e para evitar o transtorno, a dica é fazer verificações frequentes para combater a proliferação ainda no início.

forro lambri

Nos últimos tempos os forros de madeira têm sido muito requisitados. “A procura tem aumentado devido ao design aliado às propriedades acústicas. Além do sistema de instalação que é fácil de aplicar e remover”, diz Fernando Caldeira, analista de marketing da empresa OWA, fabricante da linha de forros Nexacustic. Planejá-lo durante o projeto é a melhor maneira de evitar possíveis erros e transtornos.


Forros de madeira podem ser fabricados com diversos tipos de madeira. As mais comuns para uso residencial são: Pinus, Cedro, OSB, Perobinha, Cumaru, Jatobá e Ipê. “Essas são as mais indicadas pelas suas propriedades de densidade e facilidade de secagem. Já a Imbuia, Jacarandá, Ipê e Peroba-rosa são resistentes aos cupins. Elas variam as texturas e as cores”, diz Italo Priore, arquiteto, da IBD Arquitetura e Interiores, de São Paulo.
Outra opção é o MDP, feito a partir de aglomerados de madeira e com custo inferior. Essa opção é porosa e absorve mais umidade comparada ao MDF. Sendo assim, deteriora mais rápido. “Mas as duas são ecologicamente corretas”, completa Italo.O produto é encontrado também em MDF (Medium Density Fiberboard ou chapa de fibra de madeira de média densidade) mas, nesse caso, é indicado somente para uso corporativo. “Nosso produto é feito em MDF, revestido com melamina amadeirada, podendo também ser laqueado. Existe o MDF Standard que possui um retardante a chamas, ou seja, impede a queima do produto por determinado tempo. Já o MDF ignífugo não pega fogo”, ressalta Fernando.
Quem prefere um estilo mais rústico pode optar pelos forros de bambu ou fibra de bambu. “Eles apresentam bom isolamento acústico e são considerados ecológicos. Ficam prontos em três anos após o plantio. Normalmente são usados em áreas externas ou em ambientes temáticos como, por exemplo, um restaurante Japonês”, diz Italo.
Resultado de imagem para forro de madeira o que é
Abaixo alguns exemplos de forro de PVC e cedrinho:
https://www.youtube.com/watch?v=LiqhFL6ghr0

http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/forros-de-madeira-proporcionam-acustica-e-design-elegante-aos-ambientes_11507_10_0

Forro PVC

O PVC é um material de revestimento que tem sido bastante utilizado nas construções modernas. Este plástico composto por petróleo e sal, além de muito acessível, é excelente para fazer o isolamento térmico e acústico dos ambientes.
Existem opções de PVC para todos os gostos e bolsos, mas o fato é que, independentemente do preço e da estética deste tipo de forro, ele apresenta inúmeras vantagens.
Por se tratar de um material impermeável, o PVC resiste a atmosferas salinas, umidade  e cupim. O forro dura por anos sem haver necessidade de manutenção e pintura. Em ambientes úmidos como banheiro e cozinha, o PVC é uma excelente alternativa, já que não sofre com o vapor do chuveiro e as eventuais marcas de gordura podem ser facilmente limpas com produtos específicos.
O PVC é um bom substituto para madeira, além de ser 100% reciclável. Em outras palavras, este material não é resultante de desmatamento, o que ajuda diretamente na preservação do meio ambiente. Para quem deseja aliar conforto e sustentabilidade, este forro é uma ótima pedida.
Por ser um material bem leve, com encaixes produzidos sob medida, o PVC reduz a necessidade de estruturas grandes para sua fixação. Assim, a montagem pode ser feita de forma rápida e prática, sem atrasar o cronograma da obra. Vale ressaltar que o processo de aplicação é pouco ruidoso e a sujeira na montagem é mínima.
O PVC mais popular é o branquinho, sem nenhum tipo de detalhe e disponível em diferentes larguras. Certamente este você já conhece, mas há também os forros com cores, acabamentos, texturas e tamanhos variados. Vale destacar que há inclusive o PVC que imita madeira.
Imagem relacionada
Resultado de imagem para forro pvc o que é
Abaixo um video de como aplicar o forro de PVC:


https://blog.casashow.com.br/forro-pvc-confira-sao-vantagens/

terça-feira, 7 de março de 2017

Piso de Pedra

Caracteríscas:

Os Revestimentos com Pedras garantem ao ambiente beleza, durabilidade e rusticidade sem perder a elegância. O visual imperfeito que as rochas oferecem remetem ao ambiente mais naturalidade, uma obra de arte da natureza para o seu espaço em diversas cores, tamanhos, espessuras e texturas.

Resultado de imagem para piso de pedra características

Aplicação:

Na parte interna da casa é usado em cozinhas, banheiros, escadas, etc. E na parte externa é usado em torno de piscinas e nas áreas de lazer.

piso interno




Piso emborrachado

piso emborrachado é altamente resistentes e garantem segurança, pois além de um caminhar macio, são antiderrapantes.


Características:

O piso de borracha pode ser feito com material natural, sintético (similar ao natural, mas produzido em laboratório artificialmente de uma síntese de componentes) ou reciclado (geralmente de pneu, que contribui em usar materiais renováveis e tecnologias que exijam menores riscos ambientais, ou seja, são ecologicamente corretos). O piso reciclável pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso (cerâmica, madeira, cimento etc.) sem removê-lo, mesmo se tiver defeitos. É economicamente vantajoso, já que não gera resíduos e por isso não necessita de mão de obra ou aquelas caçambas de recolher entulhos. Além disso, possuem propriedades antichamas (à prova de fogo), proteção UV (radiação ultravioleta), atóxicos (que não é tóxico ou venenoso) e de fácil higienização. É um tipo de piso que retém menos calor que o de concreto – são resistentes a intempéries (ações climáticas), ou seja, possuem estabilidade térmica – e a superfície resinada ainda permite grande durabilidade ao produto, que chega a durar até 20 anos sendo resistente ao desgaste (se bem cuidado).

Resultado de imagem para piso emborrachado

piso emborrachado para pavimentaopiso emborrachado para pavimentaopiso emborrachado para pavimentaoAplicação:

Recomendados principalmente para locais com grande tráfego, como hospitais(exceto salas de cirurgia), comércios, salas de ginástica, banheiro etc.

Imagem relacionada

Instalação:

https://www.youtube.com/watch?v=DUOP8oEnmdc





Fonte:http://construindodecor.com.br/piso-emborrachado/#forward#forward#forward#forward

Piso Vinílico e PVC

Características:

Este piso é uma combinação de PVC, componentes minerais e plastificantes. O seu nome é uma herança de seu principal componente o PVC, que significa Policloreto de Vinila.
Suas principais características são o bom desempenho térmico e acústico, boa resistência, alta durabilidade, antialérgico, anti-chamas e fácil de limpar.
Além das características acima, o piso vinílico é fácil de instalar e pode colaborar consideravelmente com a decoração e a personalização de ambientes de sua residência.
Graças ao seu bom desempenho térmico e acústico, o piso vinílico colabora para a criação de ambientes agradáveis, um bom motivo para utilizá-lo em quartos, salas, escritórios e outros diversos ambientes.

Tipos de Piso Vinílico:

Os pisos vinílicos são classificados de duas formas distintas. A primeira delas é quanto à sua fabricação e constituição, ele pode ser homogêneo e heterogêneo.
A segunda opção de classificação dos pisos vinílicos é quanto à forma como são vendidos ao consumidor, que pode ser em manta, tábuas ou em placa.
1 – Piso Vinílico Homogêneo:
O piso vinílico homogêneo é uma combinação de PVC, minerais e plastificantes. Os materiais constituintes formam uma massa única para a fabricação do piso.
Este tipo de piso tem uma excelente vantagem durante o seu período de utilização. Quando o piso começa a se desgastar ele não apresenta nenhuma diferença visual, pois seu material constituinte é homogêneo e a cor permanece a mesma independentemente do tamanho do desgaste no piso.
aprenda o que é piso vinílico
2 – Piso Vinílico Heterogêneo:
O piso vinílico heterogêneo é composto de quatros camadas distintas.
A primeira camada é chamada de base compacta, acima desta camada existe uma camada de fibra de vidro, que tem como objetivo dar estabilidade dimensional ao piso, a terceira camada é o desenho impresso do piso (o que dá o aspecto visual) e por fim existe uma camada superficial chamada de camada de desgaste.
O piso heterogêneo possui um aspecto visual muito interessante, a camada de desenho impresso possibilita diversos tipos de impressões. Este tipo de piso é o mais vendido para obras que possuem um apelo estético maior, como residências e escritórios.
Diferentemente do piso homogêneo, quando este piso sofre desgaste é possível perceber claramente a diferença entre as cores das camadas subsequentes.
3 – Tipos de piso quanto ao formato de venda:
O piso vinílico pode ser encontrado em três formatos distintos no mercado, que são as placas, as réguas e as mantas.
As mantas são vendidas, geralmente em rolos, e são ideais para corredores ou ambientes com grande comprimento.
As placas são muito utilizadas para grandes ambientes, enquanto que as réguas são as mais utilizadas para residências, escritórios e pequenos ambientes.

83 Tira-teima do piso vinílico

Aplicação:

Não é recomendável a aplicação desse tipo de piso em qualquer lugar. O piso vinílico é assentado com uma cola, aderindo ao contrapiso com essa substância. A cola que é usada na maioria das vezes não é resistente à água e por isso ambientes molhados não são os ideais para instalação.

Execução:

https://www.youtube.com/watch?v=jhgqQIsalNs




Fontes:http://engenhariaconcreta.com/o-que-e-piso-vinilico-tipos-de-piso-e-principais-caracteristicas/
https://www.hometeka.com.br/aprenda/guia-completo-de-onde-aplicar-pisos-vinilicos/
http://casa.abril.com.br/ambientes/da-para-usar-piso-vinilico-na-casa-inteira/