Piso Vinílico e PVC
Características:
Este piso é uma combinação de PVC, componentes minerais e plastificantes. O seu nome é uma herança de seu principal componente o PVC, que significa Policloreto de Vinila.
Suas principais características são o bom desempenho térmico e acústico, boa resistência, alta durabilidade, antialérgico, anti-chamas e fácil de limpar.
Além das características acima, o piso vinílico é fácil de instalar e pode colaborar consideravelmente com a decoração e a personalização de ambientes de sua residência.
Graças ao seu bom desempenho térmico e acústico, o piso vinílico colabora para a criação de ambientes agradáveis, um bom motivo para utilizá-lo em quartos, salas, escritórios e outros diversos ambientes.
Tipos de Piso Vinílico:
Os pisos vinílicos são classificados de duas formas distintas. A primeira delas é quanto à sua fabricação e constituição, ele pode ser homogêneo e heterogêneo.
A segunda opção de classificação dos pisos vinílicos é quanto à forma como são vendidos ao consumidor, que pode ser em manta, tábuas ou em placa.
1 – Piso Vinílico Homogêneo:
O piso vinílico homogêneo é uma combinação de PVC, minerais e plastificantes. Os materiais constituintes formam uma massa única para a fabricação do piso.
Este tipo de piso tem uma excelente vantagem durante o seu período de utilização. Quando o piso começa a se desgastar ele não apresenta nenhuma diferença visual, pois seu material constituinte é homogêneo e a cor permanece a mesma independentemente do tamanho do desgaste no piso.

2 – Piso Vinílico Heterogêneo:
O piso vinílico heterogêneo é composto de quatros camadas distintas.
A primeira camada é chamada de base compacta, acima desta camada existe uma camada de fibra de vidro, que tem como objetivo dar estabilidade dimensional ao piso, a terceira camada é o desenho impresso do piso (o que dá o aspecto visual) e por fim existe uma camada superficial chamada de camada de desgaste.
O piso heterogêneo possui um aspecto visual muito interessante, a camada de desenho impresso possibilita diversos tipos de impressões. Este tipo de piso é o mais vendido para obras que possuem um apelo estético maior, como residências e escritórios.
Diferentemente do piso homogêneo, quando este piso sofre desgaste é possível perceber claramente a diferença entre as cores das camadas subsequentes.
3 – Tipos de piso quanto ao formato de venda:
O piso vinílico pode ser encontrado em três formatos distintos no mercado, que são as placas, as réguas e as mantas.
As mantas são vendidas, geralmente em rolos, e são ideais para corredores ou ambientes com grande comprimento.
As placas são muito utilizadas para grandes ambientes, enquanto que as réguas são as mais utilizadas para residências, escritórios e pequenos ambientes.

Aplicação:
Não é recomendável a aplicação desse tipo de piso em qualquer lugar. O piso vinílico é assentado com uma cola, aderindo ao contrapiso com essa substância. A cola que é usada na maioria das vezes não é resistente à água e por isso ambientes molhados não são os ideais para instalação.
Execução:
https://www.youtube.com/watch?v=jhgqQIsalNs
Fontes:http://engenhariaconcreta.com/o-que-e-piso-vinilico-tipos-de-piso-e-principais-caracteristicas/
https://www.hometeka.com.br/aprenda/guia-completo-de-onde-aplicar-pisos-vinilicos/
http://casa.abril.com.br/ambientes/da-para-usar-piso-vinilico-na-casa-inteira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário